FANDOM

Links,

Sou Professora do componente curricular ciências  da Rede Estadual de Ensino do RS,  esta wiki foi desenvolvida para uma pesquisa da inclusão digital na prática pedagógica do ensino de ciências.

Nessa página (wiki) encontraremos  contribuições  de  alunos da  e também conteúdo postado por mim no sentido de ajudar na apresentação de assuntos ligados a ao meio ambiente.

O que você precisa saber......png

Serão postados também trabalhos de nossas aulas de ciências..
038.jpg

Tela de computador com trabalho de alunas

.Essas produções fazem parte de nossas aulas de ciências. A decisão de criar um wiki foi tomada a partir de colaborações que os alunos trouxeram

O que é um ecossistema?Como ecossistema entenda um sistema de interação dos seres vivos entre si e com o meio em que vivem.

023.jpg

A terra seca, parecia que não havia nada para servir de alimento, porém lá estava aquele pequeno ser em busca de alimento

Foto representando um ecossistema- cadeia alimentar com um consumidor- seres heterotróficos representados pela ave e seres autotróficos pela escassa vegetação- grama

016.JPG

Foto representando um ecossistema onde aparece a vegetação como representando os seres autotróficos- seres que realizam a fotossíntese.

Aprendendo um  pouco sobre os Ambientes Aquáticos.-Aguardando fotos

Plâncton | Nécton | Bentos- Resumos para os alunos das turmas 61, 61, 63 e 64

Os seres de hábitat aquático marinho ou dulcícola são classificados em seres planctônicos, nectônicos ou bentônicos.
Seres planctônicos: não possuem órgãos de locomoção ou os têm rudimentares, sendo arrastados pela correnteza
->
 Zooplâncton: Organismos heterótrofos: microcrustáceos; pequenos anelídeos; larvas de esponjas, celenterados, insetos, crustáceos, moluscos, equinodermos e urocordados; alevinos (larvas de peixes); protistas (protozoários).
->
 Fitoplâncton: Organismos autótrofos clorofilados: algas clorófitas; moneras (algas cianofíceas); protistas (dinoflagelados, diatomáceas, euglenófitas). Os organismos do fitoplâncton desempenham importante papel, como produtores, nas cadeias alimentares; bem como no processo de renovação do ar atmosférico.

Seres nectônicos: possuem órgãos eficientes de locomoção, deslocando-se voluntariamente nas águas. São os peixes, cetáceos, moluscos (polvo, lula), crustáceos (camarão), répteis (tartaruga), etc.
Seres bentônicos: vivem apenas no fundo do mar, sendo fixos ou móveis. São os equinodermos (estrelas-do-mar), os espongiários, celenterados (corais e anêmonas), crustáceos (cracas), moluscos (ostras), etc.

Escrito por Gabriel von Poser Milego  23/06/2013

Descarte do Lixo Eletrônico 

PODEMOS Definir Como Lixo Eletrônico UO e-Lixo Tudo o Que E proveniente de Equipamentos Eletro-Eletrônicos, incluíndo Celulares, Computadores, Impressoras, etc

Milhares de Aparelhos São descartados diariamente, e com a Rapidez da Tecnologia, Cada Vez Mais o Consumidor Quer substituir SEUS Aparelhos POR To Us Link Mais Modernos, MESMO Que os "Antigos" Ainda estejam funcionando.

O Lixo Eletrônico Causa hum túmulo Problema de para o Meio Ambiente, POIs consome Enorme UMA QUANTIDADE de Recursos Naturais los SUA Produção. Um Único laptop, Por Exemplo, Exige 50 mil litros d'água los Seu Processo de Fabricação. Do Além Disso, se considerarmos Que a Vida Útil Desses Equipamentos e Muito Curta - Um De hum computador gira in Torno de Três Anos, a EA de hum celular, cerca de Dois Anos - PODEMOS ter Dimensão da QUANTIDADE de Lixo Que o Descartes de Eletrônicos significa.

A Parte Mais túmulo E o Conteúdo do e-Lixo, Que inclui Metais Pesados ​​Como Chumbo, Cadmio de e Mercurio, alem de To Us Link Elementos Tóxicos. Por Este Motivo, ESSES precisam de Tratamento de Resíduos adequado parágrafo Localidade: Não causar Dan

Descarte de Medicamentos

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso instaurou Inquérito Civil n apurar a Responsabilidade decorrente faça Descarte de Medicamentos Vencidos UO deteriorados e Instrumentos Hospitalares Localidade: Não utilizados Dentro faça Prazo de Validade nenhum lixão do Município de Barra do Garças, Distante 508 km de Cuiabá. No local, Segundo o MPE, FORAM encontradas Caixas de Medicamentos Usados ​​no NÍVEL da Atenção Básica e de Âmbito Hospitalar, Vencidos n º s Anos de 2012 e 2013, Luvas, seringas, Agulhas, bolsas coletoras de Sangue, Entre To Us Link materiais.

According to o promotor de Justiça Marcos Brant Gambier Costa, Ø Ministério Público requisitou ja informaçoes da Secretaria Municipal de Saúde de Barra do Garças sobre TODAS as Aquisições de Medicamentos de e Insumos Hospitalares ocorridas N º s Anos de 2009 a 2012; Relação dos Medicamentos descartados sem lixão com a Demonstração do prejuízo ocasionado AOS Cofres Públicos; funcionamento do Sistema de gerenciamento de Estoque de e Controle de Prazo de Validade de Medicamentos; Recursos Financeiros previstos no Orçamento da Saúde de para o Ano de 2013 e 2014 com vistas a adequação não Espaço Físico das Farmácias fazer SUS relacionadas à Atenção Básica, Entre OUTRAS Informations. "Cópia da portaria also was encaminhada AO Chefe da Auditoria fazer SUS los Cuiabá parágrafo Que Sejam realizadas, EM carater de urgencia, vistorias NAS Farmácias fazer SUS não NÍVEL da Atenção Básica e Hospitalar los Barra do Garças e na Secretaria Municipal de Saúde parágrafo VERIFICAR varias questões ", informou o Promotor de Justiça. Segundo o Representante do Ministério Público, a Responsabilidade Pela Organização dos Serviços ea Execuções das ATIVIDADES Farmacêuticas não fazer Âmbito SUS E do Município e obriga o gestor a adotar rigoroso e Eficiente Sistema de Controle. "No Caso los Tela, Nao se PODE AFIRMAR Que a Secretaria Municipal de Saúde de Barra do Garças esteja administrando adequadamente OS estoques de Medicamentos e Insumos de Saúde uma carga Seu, Gerando Danos AO Patrimônio Público e AOS USUÁRIOS fazer SUS, principalmente when se constata Que OS Municípios constantemente reclamam da Falta de Recursos par custear Ações e Serviços de Saúde, a par, AINDA, das inúmeras Demandas Judiciais POR Medicamentos ", afirmou.

Descarte de Óleo de Cozinha

Você. fritou AQUELA Batatinha crocante. Preparou bolinho de chuva e pastel. E fez o Opaco com o Óleo Que sobrou ? Muitas Vezes, elementos PODE serviços USADO nenhum preparo de outra Receita, mas UMA Hora, E Certo, tera de serviços descartado. Ao inves de joga-lo Pelo ralo da pia , existem algumas Formas Mais Sustentáveis ​​de Descartes, JA Que hum Único litro de Óleo descartado de forma incorreta polui ATÉ 25 mil litros de Água.

Muita Coisa PODE Ser Feita com o Óleo de cozinha USADO: FABRICACAO de tintas, Sabão, DETERGENTES e biodiesel. Alguns paises Como Bélgica, Holanda, França, espanha e estados unidos possuem ATÉ Recomendacoes OFICIAIS parágrafo o Descarte correto de Óleos e Gorduras de frituras. No Brasil, de moeda electrónica São Paulo, o volume de Mensal de Compra do Produto E de Mais de 20 Milhões de litros, Segundo Pesquisa da Nielsen. E Pouca gente FAZ o Descarte correto.

pensou parágrafo Onde Vai TODO ESSE Óleo?

Alem do mau cheiro, o Óleo:

- Prejudica o funcionamento das Estações de Tratamento de Água , entope canos, PODE romper Redes de Coleta e encarece o Processo de Tratamento;

- When Chega a rios e Oceanos, cria UMA Barreira Que dificulta a Entrada de luz e bloqueia a oxigenação da Água, o Que compromete o Equilíbrio ambiental ;

- Exige OSU de Produtos Químicos Altamente Tóxicos parágrafo LIMPEZA de encanamentos contaminados;

Impermeabiliza solos , dificulta o Escoamento da Água das Chuvas, contamina o Lençol freático E de los decomposição, emite grande QUANTIDADE de Tóxicos gases na atmosfera.

O Que Fazer? Se Você. AINDA TEM o Hábito de Jogar o Óleo de cozinha Pela pia, DA par ajudar a se mudar ESSA Realidade. Armazene-o garrafas los e adquirir Postos de Coleta. O Instituto Akatu TEM UMA Lista Nacional de Postos de Coleta de Óleo USADO . A ONG TREVO, Especializada los Coleta e Reciclagem de Resíduos de Óleo, also disponibiliza UMA Lista com alguns Endereços de Postos de Coleta.

Também no FANDOM

Wiki aleatória